A importância de fazer um intercâmbio para o currículo

Precisa de mais alguns motivos para decidir pelo intercâmbio? Então fique por aqui e veja os motivos pelos quais essa experiência poderá te colocar alguns passos à frente em sua carreira.

Para fazer um intercâmbio você precisará de algumas qualidades como determinação, coragem, independência, flexibilidade e etc.

A vivência internacional traz para o indivíduo inteligência emocional, resiliência e multiculturalidade, e o candidato que apresenta essas particularidades causam boa impressão no recrutamento e seleção.

Além de todas as vantagens que estão implícitas, como a fluência no idioma, as novas vivências culturais e nova visão que você traz na bagagem são importantes para a empresa em questão.

Com as experiências adquiridas no exterior, certamente você irá se destacar, porque assim que o recrutador ver no currículo “vivência internacional” ou “intercambio nos EUA”, ele enxerga em você traços de independência, coragem e segurança. Essas qualidades são bem vistas dentro de uma empresa, pois mostra que você está pronto para qualquer eventualidade.

Os principais ganhos de uma vivência no exterior é o autoconhecimento e a resiliência. Você sai da zona de conforto, aprende a fazer coisas que no país de origem nunca faria, e entende realmente quais são suas dificuldades.

Imagina chegar em Michigan e usar o transporte público pela primeira vez? E ter que se virar para se comunicar em outra língua e entender como o ônibus ou metrô daquela cidade funcionam. Não tem pai, mãe, irmão ou tia para recorrer, você realmente precisa colocar em prática tudo aquilo que aprendeu no país de origem. Se for tímido, chegou a hora de trabalhar a timidez.

O convívio com diferentes culturas – aqui não importa o país escolhido e sim a vivência multicultural – o intercambista tem a chance de escutar e compreender o outro. E trazer essas habilidades para o ambiente corporativo, torna o profissional capaz de entender diferentes pontos de vistas e respeitar diferentes culturas e etnias.

O autoconhecimento é muito explorado no intercâmbio, afinal, é através dele que você consegue entender quem você é, o que quer, no que é bom e tudo aquilo que pode melhorar. Passar por esse processo, faz você ser mais assertivo nas escolhas para sua carreira.

Veja abaixo 3 razões da importância do intercâmbio para o currículo

  1. Profissional bilíngue

É mais do que ter fluência em outra língua, é apresentar no currículo que fala a língua nativa, mais o inglês, por exemplo, é um diferencial e tanto. Multinacionais entendem que fluência em outra língua é uma habilidade básica. Com a vivência internacional, dependendo do destino escolhido, você pode ter contato com outras línguas, como o espanhol por exemplo.

  1. Não tem medo de desafios

Aqui é onde você definitivamente sai da sua zona de conforto. Não importa que você tenha feito os melhores cursos de inglês no seu país de origem, se não treinou conversation, nas horas vagas, certamente você terá que se virar nos 30 na gringa.

Nesse momento você é obrigado a falar inglês – ou outra língua que tenha escolhido – com pessoas que nunca viu na vida. E o melhor de tudo, talvez, algumas dessas pessoas nem sejam nativas, o que muda totalmente a pronúncia e como você entende.

Você também será obrigado a procurar emprego para bancar o custo de vida – caso seja um intercâmbio que permita trabalhar algumas horas por semanas. E o mais importante de tudo, você se desafia a fazer algo que nunca tinha feito antes.

Se antes você não sabia se adaptar a algumas situações desafiadoras, agora é o momento certo, além de tudo, você poderá viajar sozinho, aprendendo a gostar da própria companhia e também trabalhar em lugares como restaurantes, bares, cafés.

  1. Proatividade é tudo e visão global

Quando um recrutador vê no seu currículo “experiência internacional”, mostra pra ele que você é uma pessoa que não está no mundo por acaso e gosta de desafios.

Por isso ele supõe que você viajou para cidades ou países vizinhos, fez amigos internacionais, expandiu vocabulário e horizontes, isso demonstra o quanto você é proativo e está disposto a aprender novas coisas.

Naturalmente pela experiência vivida num intercâmbio você aprende a viver e respeitar novas culturas. Se antes algumas atitudes eram vistas com estranhamento, agora você passa a entender. Aqui a visão global e interação entram em jogo, pois mostram o quanto você se adapta e aceita novas culturas.

Agora que você conhece a importância de um intercâmbio para seu currículo o que acha de se arriscar e fechar um pacote? Você pode optar por intercâmbios de férias que duram de 1 a 3 meses, caso não tenha a possibilidade de ficar muito tempo fora.

Entre em contato com o Michigan, nós podemos te ajudar nesta escolha.

Veja também

Fique por dentro das nossas notícias

FOODS AROUND THE WORLD – Uma viagem pela gastronomia | Episódio #1: Cheese...

Welcome! Nossa aluna Isa Pagnota começa uma jornada pelos diferentes sabores e...

Como destruir as travas do inglês?...

Você tem certeza que deseja destruir as travas do inglês? Pode parecer...

Especial Dia do Índio – Povos Nativos...

Continuando com as nossas curiosidades do artigo anterior, hoje vamos falar um...

Olá! Clique aqui e fale com um de nossos representantes via WhatsApp

Atendimento via WhatsApp