Como inserir no currículo que fez intercâmbio?

Se você chegou até aqui é porque leu nosso artigo “A importância de fazer um intercâmbio para o currículo”, agora que você sabe o quanto é importante este tipo de vivência internacional para sua carreira, chegou a hora de você aprender como inserir esta experiência no documento mais importante para ser apresentado em um recrutamento e seleção – o currículo.

Infelizmente a experiência de ter feito um intercâmbio, colocar no currículo e como consequência se destacar entre outros candidatos não é pra todo mundo, são programas de alto custo financeiro e também demanda de tempo – quanto maior a duração do programa, maior será sua fluência e experiência. Não se preocupe caso não seja uma possibilidade para você fazer um intercâmbio, eles não são mandatórios, porém eles podem enriquecer sua experiência profissional, além da oportunidade de vivenciar experiências únicas.

Além do mais, ter a capacidade de responder em situações muito diferentes que podem surgir numa viagem de estudo ou trabalho no exterior, impressionam qualquer recrutador. Mas afinal, como inserir no currículo a experiência internacional? Quando for escrever seu currículo, seja específico e não seja repetitivo, a experiência de intercâmbio pode ser colocada em diferentes lugares no currículo. Colocar a experiência no lugar certo, chama atenção dos recrutadores.

A maior dúvida dos intercambistas é onde inserir essa informação sem parecer redundante. E a resposta é simples, siga os passos abaixo e crie um currículo bonito de ser lido e fácil de ser compreendido. Caso viajou para o exterior para estudar, inclua a experiência em curso realizado, no campo FORMAÇÃO.

Se a intenção da experiência foi trabalhar, então você pode incluir no campo EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS, e assim por diante. Aqui o importante é saber definir qual foi o objetivo da viagem, para assim colocar no campo correto.

Seja breve, o diferencial do seu currículo é conseguir apresentar as informações de forma concisa e sem rodeios. Um exemplo é quando for incluir os idiomas que possui fluência, você pode destacar abaixo de forma breve a vivência no exterior, com a imersão na língua e cultura daquele país. Agora se você viajou a trabalho e estudos, então você deve destacar as duas experiências vividas no currículo, tanto no campo experiência profissional, quanto formação, mas lembre-se, seja breve, o melhor é falar na entrevista com mais propriedade a respeito da experiência.

Se você fez vários intercâmbios em países diferentes, o melhor é criar uma seção com o nome “EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL”. Aproveite este espaço para descrever todas as experiências vividas, países, e línguas aprendidas. Lembre-se de adicionar esses detalhes:

 Nome do programa / escola ou universidade onde fez o intercâmbio ou o voluntário
 Cidade e país
 Datas
 Aulas e cursos que você participou
 Atividades extracurriculares realizadas
 Outros estágios ou trabalho voluntário

Invista em resumo de currículo. Fazer um resumo do seu currículo, aguça a curiosidade do recrutador e o instiga a fazer mais perguntas sobre sua experiência. Lembra de ser breve e conciso? Então, aqui segue a mesma lógica, sem ficar tentando enfeitar para parecer mais intelectual, escolha bem as palavras, e fale um pouco da experiência.

Não tem melhor lugar para descrever as habilidades adquiridas com um intercâmbio, e como a experiência contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. No resumo de currículo também é uma ótima oportunidade de você falar sobre seus contatos e referências internacionais. Todo recrutador gosta de saber que você tem um amplo networking, destacar professores ou antigos empregadores, mostra que você não ficou parado e procurou sempre melhorar e ampliar seus conhecimentos. Agora que você já sabe como destacar e incluir a experiência internacional no seu currículo, conta pra gente, já tinha um currículo com essas experiências
destacadas ou tinha dificuldade para começar a escrever seu currículo?

Ainda ficou na dúvida? Entre em contato com o Michigan e podemos te ajudar.

Veja também

Fique por dentro das nossas notícias

Como destruir as travas do inglês?...

Você tem certeza que deseja destruir as travas do inglês? Pode parecer...

03 DICAS PARA MELHORAR SEU LISTENING...

Durante uma de nossas lives, uma seguidora perguntou: “Professor, consigo ler e...

O que é o Smart Michigan?...

Mas afinal de contas, você sabe o que é o Smart Michigan? ...

Olá! Clique aqui e fale com um de nossos representantes via WhatsApp

Atendimento via WhatsApp