Halloween tradicional festa americana: Conheça a verdadeira história

Que o Halloween – ou Dia das Bruxas no Brasil – é uma tradição clássica nos EUA todo mundo sabe, mas você conhece a história desse evento? 

A festa também é muito tradicional na Irlanda, Reino Unido e Canadá. O nome “Halloween”, surgiu do termo “All Hallows’ Eve”, que significa – véspera de todos os santos – no inglês antigo. 

Aproveite e prepare a mente, porque nós vamos viajar 3 mil anos atrás, lá no ano novo celta, povo politeísta. Se você acreditava que a festa tinha surgido nos Estados Unidos, agora você vai descobrir sua verdadeira origem. 

Afinal onde realmente surgiu o Halloween?

Muitas tradições de celebrações do Halloween vieram da cultura celta e gaélica, uma das explicações para sua origem é o dia de Samhain.

Samhain em irlandês significa novembro e representa o fim do verão e do período de colheita no calendário celta. 

Para os celtas, Samhain era a ligação entre os vivos e os mortos – os espíritos dos vivos poderiam se misturar com os espíritos dos mortos. Além de acreditar que a festa representava a celebração das pessoas falecidas desde o último Samhain. 

Na esperança de guiar os espíritos de seus entes queridos para seu lugar de descanso, todos os anos, os mortos eram celebrados, grandes fogueiras eram acesas, com abundância de comida para celebrar o fim da colheita e guiar os espíritos para o “outro lado”. 

Os povos celtas acreditavam que os espíritos eram perigosos e poderiam passar para a terra dos vivos, praticar truques maldosos e se apoderar dos corpos vivos. Por isso passaram a se fantasiar com apetrechos macabros e sombrios para impedir que os espíritos fizessem maldades e assim se defender dos mesmos. 

A festa de passagem deles durava três dias – que sonho! Começava em 31 de outubro, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se também a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro. 

Na idade média, a Igreja começou a condenar o evento, foi assim que surgiu o nome “Dia das Bruxas”. Os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionaram contra os dogmas da Igreja, eram queimados na fogueira. 

Na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, foi em meados do século 8 que o Papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos, que era celebrado no dia 13 de maio – festival romano dos mortos – para o dia 1 de novembro, data do Samhain. 

Como o Halloween chegou nos Estados Unidos?

Foi em 1845 no período conhecido como a “Grande Fome” na Irlanda que milhões de Irlandeses foram obrigados a imigrar para os Estados Unidos, claro que com a imigração, veio junto sua história e tradições. 

As referências para Halloween começaram a surgir na América em meados de 1870, não é coincidência, já que muitas revistas da época descreviam a época como feriado “Inglês”. 

Pessoas de todas as idades se fantasiam e se divertem na data, crianças além de vestir fantasias, batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase “Trick or treat” – doces ou travessuras. Ou seja, a brincadeira das crianças é pedir doces ou ameaçar fazer travessuras, caso sejam negadas as guloseimas. 

Além das casas e ruas ficarem decoradas com bruxas, caveiras, múmias, vampiros e fantasmas, a grande sensação da comemoração são as abóboras esculpidas em formato de rosto e com velas dentro

Porém, foi na América que a abóbora passou a ser esculpida e se tornou o sinônimo mais famoso do Halloween. No Reino Unido o legume que era entalhado ou esculpido, era o “turnip”, um tipo de nabo.

Segundo a lenda, foi o ferreiro Jack O’Lantern, mais conhecido como “Jack Miserável”, que enganou o diabo várias vezes e vagava como um morto-vivo, carregando um nabo com uma vela dentro para iluminar o caminho.

Os irlandeses perceberam que nos Estados Unidos a abóbora era muito mais abundante e por isso, tornaram a abóbora a nova luminária esculpida, que se tornou o símbolo do Halloween americano. 

Hoje em dia a tradicional comemoração Americana, ganhou um grande apelo comercial, nos Estados Unidos, vende-se mais doces e chocolates nesta época do ano, do que na Páscoa por exemplo. E lá, 31 de outubro é um dos poucos feriados americanos. 

Você sabia que o Halloween apesar de ser tradicionalmente conhecido como uma festa americana na verdade sua origem veio do povo celta?

Gostou de saber desta curiosidade? Conte nos comentários, outras que você conhece sobre as tradições americanas.  

Veja também

Fique por dentro das nossas notícias

Mardi Gras – a festa tradicional de Nova Orleans é conhecida como um carnaval so...

Tradicional carnaval americano tem sua forma comemoração realizada em Nova Orleans, porém...

5 curiosidades incríveis sobre Michigan, nos EUA, que você precisa saber!...

Em algum momento da sua vida você deve ter ouvido falar em...

Dia da Pizza – Tradições, vocabulário e inspirações....

Essa leitura vai especialmente para os amantes de pizza (todo mundo?) que...

Olá! Clique aqui e fale com um de nossos representantes via WhatsApp

Atendimento via WhatsApp