Manual do Aluno Iniciante

Se você é um aluno iniciante ou deseja começar os estudos em idiomas, precisa ler esse texto para ter certeza se este é ou não o seu momento

 

Em conjunto com a coordenadora pedagógica infantil, Ariana Silva, nós elaboramos algumas perguntas importantes que o aluno deve se fazer antes de ingressar nos estudos. Dá uma olhada nessa listinha: 

 

  • Por que eu quero aprender inglês
  • O que mudaria na minha vida se eu aprendesse? 
  • Quanto tempo eu vou poder dedicar na minha vida para este aprendizado? 
  • O que eu preciso saber sobre o aprendizado do inglês para ter a compreensão desse novo desafio que está por vir? 

 

 

A primeira coisa que devemos alertar, é que aprender uma nova língua vai muito além de frequentar as aulas que normalmente acontecem duas vezes na semana. Exige dedicação e contato constante com o que se aprende; Exige ter experiências cercadas do novo idioma. Aliás, tá aí uma palavra que define bem o estudo de uma língua: experiência. Só através dela e de sua constante dedicação, será possível ter um bom desenvolvimento e aprender mais e mais

 

O aluno iniciante é um aluno questionador, ele não tem que buscar resposta, ele tem que se questionar. Se ele quer e deve fazer isso, e se é o momento. Passando por essa primeira reflexão, o próximo passo é buscar um bom curso; uma escola séria, com metodologia e abordagem que tenham sinergia entre si; com bons profissionais que são formados nas áreas e que contemple esses ideias de que o inglês é muito necessário e exige dedicação, não é uma via de mão única, “o inglês não somente se aprende por quem ensina, mas principalmente por quem está aprendendo.

 

Ao longo de nossa estrada e experiência, acreditamos que o aprendizado precisa ser afetivo, interessante, significativo e divertido para qualquer idade. Um ensino real acontece quando afeta o aprendiz, quando existe uma construção significativa do conhecimento, ou seja, tem que fazer sentido, tem que ser do interesse do aluno. A Teacher Ari trás um exemplo interessante para ilustrar: “Se eu vou ensinar simple past, ao invés de escrever as regras na lousa, eu vou entender como foi a última viagem do aluno, fazendo um paralelo da matéria ensinada com algo significante da própria vida do aluno e esse conceito já conversa com a metodologia e abordagem do Michigan.”

 

Dica da Ari 

 

“Uma vez já inserido na escola, o aluno precisa escrever uma rotina, a qual ela chama de “rotina sólida” (dia e horário de aula e dia que se programa para lição de casa e uma atividade extra que você se programa para ter) e a “rotina abstrata”, que é passar a ouvir mais músicas em inglês, filmes e séries, ler livros pelo idioma estudado, participar de lives, ou seja, passaria a inserir o máximo possível desse idioma no cotidiano”. 

 

Há diversas teorias acerca da aquisição de uma nova língua, e uma delas, muito plausível,  é a de que a segunda língua é aprendida bem como fora a primeira língua:  experimentando, tentando, errando, sendo corrigido e aos poucos criando consolidação. Essa ideia de aprendizagem vai muito ao encontro da metodologia, abordagem, valores e crenças que temos enquanto escola.

 

Um aluno iniciante precisa ter conhecimento de tudo isso e entender o que ele vai fazer, afinal ele vai dedicar anos da vida para aprender e toda a vida para praticar. tem que ser sério e ao mesmo tempo divertido, significativo e afetuoso para que o aluno sinta a aprendizagem acontecendo. 

 

E agora que você já sabe um pouco mais sobre ser um aluno iniciante e conhece um pouquinho mais de nosso método de ensino, já se fez as perguntas de ouro? Este é mesmo o seu momento? Se for, entre em contato conosco pelo ícone do WhatsApp que fica no canto inferior direito da tela, e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. 🙂 

 

Veja também

Fique por dentro das nossas notícias

Michigan Idiomas lança skill para Alexa com foco no ensino de inglês...

Desenvolvida pelo Michigan Idiomas, em parceria com a EdTech Voxall, a funcionalidade...

A vaga é perfeita para você, mas o inglês é pré-requisito. E agora?...

Você está buscando recolocação profissional, faz sua lista de empresas que amaria...

Os 4 melhores países para fazer intercâmbio...

Fazer um intercâmbio é uma experiência incrível, além de proporcionar o aprendizado...

Olá! Clique aqui e fale com um de nossos representantes via WhatsApp

Atendimento via WhatsApp