Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio: O que levar na mala.

Agora que você conhece “A importância de fazer um intercâmbio para o currículo” e “Como inserir no currículo que fez intercâmbio?” O Michigan traz mais informações sobre tudo que você precisa saber para não passar aperto no seu intercâmbio.

Você escolheu o destino com ajuda do Michigan, provavelmente já comprou as passagens, está com tudo pronto, ou quase. Falta um detalhe importante, o que levar na mala?

E agora, bateu desespero ou você tem tudo sob controle? Ao organizar sua mala para o intercâmbio, é preciso levar em consideração que não basta selecionar um tanto de roupas e sapatos – tenho certeza que vai escolher os preferidos do dia a dia – jogar tudo dentro da mala e voilà.

Primeiro você precisa levar em consideração que não é uma simples viagem de férias e sim uma viagem que tem duração de no mínimo um mês e que precisa ser muito bem pensada. Ou seja, o clima do destino precisa ser observado.

Se você escolheu Michigan nos Estados Unidos como seu destino – que escolha perfeita – lembre-se que é um estado considerado do interior e que faz as quatro estações bem expressivas no ano. Neve e muito calor você encontrará na sua jornada.

Leve um número considerável de roupas para os primeiros meses de programa, levando em consideração a estação do ano, e, aos poucos compre o que precisar no decorrer do intercâmbio. Lembre-se, nada de excessos, você vai acabar comprando uma coisa ou outra e pode pesar na mala.

Pensando nisso, confira abaixo um checklist do que não pode faltar na sua mala, além das roupas é claro. 

Documentos

No topo da lista de prioridades, os documentos pessoais são itens muito importantes da mala. Sem eles você não pode embarcar no aeroporto e muito menos passar pela imigração. Imagina a dor de cabeça se você esquecer algum documento importante?

Vale lembrar que todo documento ou item de valor deve ser sempre levado na mala de mão e nunca na mala despachada. 

Passaporte, identidade, carteira de motorista, passagens aéreas, reservas em hotel – para os primeiros dias – matrícula do curso, se o programa for intercâmbio de trabalho, dados da empresa e possíveis telefones de contato. 

Faça uma cópia autenticada de todos os documentos por garantia e guarde-os separados do original. Para se organizar melhor, separe seus documentos em pastas ou porta documentos: Mantenha os originais em uma pasta separada das cópias autenticadas, e faça uma marcação em cada uma para identificá-las do jeito que preferir. Deixe-os em um local estratégico dentro da mala de mão para facilitar caso precise dos mesmos.

Tamanho das malas

Depois de documentos o item mais importante para se preocupar é o tamanho da mala. É preciso confirmar com a companhia aérea o peso máximo permitido por pessoa e qual o tamanho da mala para despacho aceita no voo. Geralmente para voos internacionais as companhias aéreas permitem duas malas de 23kg para despacho e uma mala de 10kg de mão. 

Cada companhia aérea tem suas regras, por isso é importante não só confirmar o peso e medida permitida da mala, como também o que é ou não permitido para levar em mala de mão e mala de despacho. Não esqueça de pesar a mala antes de fechar, as companhias cobram por cada quilo excedente e pode pesar no orçamento. 

Lembre-se, menos é mais, quanto menos coisa levar, menos peso tem para carregar e consequentemente mais espaço tem na mala para trazer itens desejados.

Remédios

Kits de primeiros socorros são essenciais para carregar na mala em qualquer tipo de viagem, principalmente nos primeiros dias. Nada de excesso, remédios para dor de cabeça, gripe, dores no estômago e até para enjoo bastam.

Se toma algum remédio controlado ou de uso continuo como anticoncepcional, é necessário levar uma receita em inglês ou na língua do país de destino, assinada pelo médico. Na maioria dos países, você só consegue comprar medicações mesmo que para dor de cabeça com receita. 

Para não correr riscos desnecessários, lembre-se de fechar um seguro saúde que esteja assegurado e disponível para sua chegada. Imprevistos acontecem e é melhor estar seguro de ter o serviço à sua disposição. 

Higiene Pessoal

Usa-se as mesmas considerações que tem com roupas e sapatos. Quanto tempo de duração tem o programa? Até 3 meses de duração o melhor é levar seus itens de higiene pessoal, se o programa é de longa duração, ou seja, de 6 a 12 meses. O melhor é levar só o Kit Viagem (nécessaire com potinhos em tamanhos reduzidos) só para os primeiros dias e ir comprando conforme o uso.

E olha que maravilha, além de ocupar menos espaço na mala, também reduz o peso. Um descanso e tanto para os braços não acha?

Roupas e Sapatos

Já falamos no começo do artigo sobre roupas, os sapatos seguem mais ou menos a mesma lógica. Além de se preocupar com o clima e o tempo de duração, opte pelos sapatos mais confortáveis que tem no armário. As roupas também, as mais confortáveis, peças coringas – que possam fazer várias combinações – e que também dê para usar em todas as estações do ano. Se o clima for muito frio, leve o casaco mais pesado que tiver, uma peça de lã e opte por comprar no destino final. 

Afinal, dependendo da região que mora no Brasil, as roupas de frio são leves e servem no máximo para o outono de Michigan por exemplo. 

Então conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o que levar na mala para seu intercâmbio? Se não, entre em contato e ficaremos muito felizes em poder te ajudar.

Veja também

Fique por dentro das nossas notícias

Reserva de emergência é item indispensável ao pensar em Intercâmbio...

Não é preciso ir muito longe para saber que o investimento para...

Como inserir no currículo que fez intercâmbio?...

Se você chegou até aqui é porque leu nosso artigo “A importância...

Natal ao Redor do Mundo!...

O natal está chegando e se tem um tema que podemos discorrer...

Olá! Clique aqui e fale com um de nossos representantes via WhatsApp

Atendimento via WhatsApp